Gestão do Tempo: equilíbrio entre vida pessoal e profissional.


Quando se fala em Gestão do Tempo, logo pensamos que o dia precisava ter mais de 24 horas. Mas na verdade o que precisamos mesmo é planejar o nosso dia para que consigamos fazer o que precisa ser feito. A conta é simples: 24 horas disponíveis, divididas entre vida profissional, pessoal, saúde e bem estar.


É comum os clientes que atendo reclamarem que não têm tempo para a família, exercícios; que só conseguem almoçar um sanduíche e que trabalham 16 horas por dia.


Sabemos que algumas vezes isso acontece mesmo, mas esses momentos devem ser as exceções e não a regra. Sabemos também que é muito difícil (quase impossível) separar 100% a vida pessoal da profissional: Os smartphones estão aí, nos avisando a todo momento que entrou um novo e-mail, lembrando algum compromisso na agenda ou enviando alguma notificação do whatsapp, isso sem falar nas redes sociais.


Como equilibrar tudo isso?


Como ser produtivo e bem sucedido profissionalmente, ter tempo (de qualidade) para família e amigos e ainda cuidar da saúde? Não existe uma fórmula mágica. Cada pessoa precisa encontrar métodos e ferramentas que fazem sentido para sua realidade e personalidade, mas existem algumas dicas que podem ajudar neste processo:


[if !supportLists]· Redes sociais: elas estão presentes em nossas vidas, não temos como mudar isso. Mas podemos estabelecer horários específicos para atualizá-las. Cuidado para que ”aqueles 5 minutinhos” que sobram e que você usa para conferir as novidade na timeline do facebook não virem 30 minutos, ou até mesmo 1 hora.


[if !supportLists]· Planejamento: faça o planejamento da sua agenda e das suas tarefas semanalmente. O ideal é reservar uns 30 minutos no final da sexta-feira ou até mesmo no domingo para isso. O importante é começar a segunda-feira com o planejamento pronto para ser seguido. Além disso, faça uma revisão diária das suas atividades.


[if !supportLists]· Priorização: priorize as suas atividades, a Matriz do Tempo desenvolvida pelo 34º Presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower é uma ótima ferramenta para auxiliar neste processo.


[if !supportLists]· Blocos de Tempo: divida seu tempo em blocos, de acordo com o assunto ou tipo de atividade.


[if !supportLists]· Organização: mantenha seu ambiente de trabalho organizado, assim como seus e-mails e pastas no computador.


[if !supportLists]· Saúde: alimentar-se bem, dormir e fazer exercícios é fundamental à produtividade.


[if !supportLists]· Família é e será sempre importante.



“Um homem jamais deve negligenciar sua família em favor do seu negócio." Walt Disney


Outra dica crucial é estabelecer uma ferramenta adequada, que pode ser um aplicativo ou a agenda/caderno de papel.


Não tem fórmula mágica, cada um precisa identificar o que faz sentido para si, mas EQUILÍBRIO, DISCIPLINA e AUTOCONHECIMENTO são fundamentais neste processo.


Em junho teremos o Workshop - Gestão do Tempo na Prática. Vamos falar um pouco mais sobre o assunto.


Gabriele Rech - Administradora, graduada pela Universidade Feevale, com experiência de mais de 10 anos em rotinas administrativas, financeiras e atividades de gestão empresarial. Participou do MBA de Gestão Empresarial na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Formação em Coach e Líder Coach pelo Instituto de Coaching Avançado e pela International Coach Federation. Atualmente sócia e gestora de comunidade do Blend Coworking, consultora e coach na Ampulheta: Autonomia e Gestão de Tempo.


Sobre a Ampulheta Autonomia e Gestão de Tempo: A Ampulheta nasceu com a missão de ser agente de transformação para pessoas e empresas, apoiando na busca pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de forma prática e objetiva. Sempre respeitando os limites e valores de cada cliente. O objetivo é apresentar caminhos que proporcionem equilíbrio, leveza, produtividade, sobretudo o resultado.

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